sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alterações climáticas


Consequências das alterações climáticas


O aquecimento global pode ter consequências devastadoras para a Humanidade: desde o degelo das calotas polares à subida do nível médio das águas do mar, com submersão de áreas costeiras, à perda de biodiversidade pela destruição dos ecossistemas e à redução da disponibilidade dos recursos hídricos.

As alterações climáticas são o reflexo do aquecimento global e têm como consequências:
  • A diminuição das calotas polares
A região polar do norte (ártico) perdeu nas últimas décadas do séc.XX cerca de 40% das suas calotas de gelo e a sua espessura diminuiu cerca de 10%.
O degelo está afetando as regiões polares e também os glaciares das grandes cadeias montanhosas.
Quilimanjaro(Tanzânia), o cume da montanha mais alta de África perdeu 82% dos seus gelos.


  • A subida do nível médio das águas do mar:
Ao longo do último século, as águas do mar subiram entre 10-25cm, provocando a inundação de terras baixas e aumentando a erosão costeira. Prevê-se que esta subida atinja cerca de 88cm em 2100. Se tal fato acontecer,  cerca de 70 milhões de habitantes das zonas costeiras estarão em risco.

  • O agravamento das catástrofes naturais:
Os fenômenos extremos(ondas de calor/vagas de frio, cheias de inverno/secas no verão) podem aumentar em quantidade e intensidade, provocando impactos negativos.
Na última década, registaram-se três vezes mais catástrofes relacionadas com o clima do que nos anos 60 do séc. passado. 
 Cheias na ilha da Madeira em 2010
  • Aumento do risco de incêndio:
  • As secas aumentam o risco de incêndio, destruindo a vegetação e acelerando a erosão dos solos.

  • A diminuição da biodiversidade:

As alterações climáticas provocam modificações dos habitats, pondo em risco algumas espécies.
Cerca de 20 a 30% das espécies animais e vegetais correm risco de extinção se o aumento da temperatura global exceder valores entre os 1.5 e 2.5ºC.

  • A perda de produção agrícola:
A agricultura é uma atividade muito dependente da regularidade do clima: a produção agrícola será afetada pela escassez de água e pela alteração dos ciclos das culturas agrícolas.

  • O acréscimo dos riscos para a saúde humana:
O aquecimento global pode facilitar a proliferação das doenças infecciosas transmitidas por insetos que migram e transportam vírus e bactérias de uma região para a outra.
A exposição a fenômenos extremos, a disponibilidade de alimentos e a qualidade do ar também colocam em risco a saúde humana.


Fonte: http://saudeepoluicao.webnode.com.pt/ambiente-e-saude/altera%C3%A7%C3%B5es%20climaticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário