Consequências das alterações climáticas
O aquecimento global pode ter consequências devastadoras para a Humanidade: desde o degelo das calotas polares à subida do nível médio das águas do mar, com submersão de áreas costeiras, à perda de biodiversidade pela destruição dos ecossistemas e à redução da disponibilidade dos recursos hídricos.
As alterações climáticas são o reflexo do aquecimento global e têm como consequências:
- A diminuição das calotas polares
A região polar do norte (ártico) perdeu nas últimas décadas do séc.XX cerca de 40% das suas calotas de gelo e a sua espessura diminuiu cerca de 10%.
O degelo está afetando as regiões polares e também os glaciares das grandes cadeias montanhosas.
Quilimanjaro(Tanzânia), o cume da montanha mais alta de África perdeu 82% dos seus gelos.
- A subida do nível médio das águas do mar:
Ao longo do último século, as águas do mar subiram entre 10-25cm, provocando a inundação de terras baixas e aumentando a erosão costeira. Prevê-se que esta subida atinja cerca de 88cm em 2100. Se tal fato acontecer, cerca de 70 milhões de habitantes das zonas costeiras estarão em risco.
- O agravamento das catástrofes naturais:
Os fenômenos extremos(ondas de calor/vagas de frio, cheias de inverno/secas no verão) podem aumentar em quantidade e intensidade, provocando impactos negativos.
Na última década, registaram-se três vezes mais catástrofes relacionadas com o clima do que nos anos 60 do séc. passado.
Cheias na ilha da Madeira em 2010
- Aumento do risco de incêndio:
- As secas aumentam o risco de incêndio, destruindo a vegetação e acelerando a erosão dos solos.
- A diminuição da biodiversidade:
As alterações climáticas provocam modificações dos habitats, pondo em risco algumas espécies.
Cerca de 20 a 30% das espécies animais e vegetais correm risco de extinção se o aumento da temperatura global exceder valores entre os 1.5 e 2.5ºC.
- A perda de produção agrícola:
A agricultura é uma atividade muito dependente da regularidade do clima: a produção agrícola será afetada pela escassez de água e pela alteração dos ciclos das culturas agrícolas.
- O acréscimo dos riscos para a saúde humana:
O aquecimento global pode facilitar a proliferação das doenças infecciosas transmitidas por insetos que migram e transportam vírus e bactérias de uma região para a outra.
A exposição a fenômenos extremos, a disponibilidade de alimentos e a qualidade do ar também colocam em risco a saúde humana.
Fonte: http://saudeepoluicao.webnode.com.pt/ambiente-e-saude/altera%C3%A7%C3%B5es%20climaticas/