Em 1500, quando chegaram ao Brasil, os Portugueses depararam-se com uma árvore que produzia um corante vermelho utilizado na indústria têxtil!
A madeira resistente e de cor forte chamava-se pau brasil.
Por 30 anos, essa árvore foi a única fonte de exploração na terra recém conquistada!
Depois, houve a exploração da cana-de-açúcar, mas o pau-brasil continuou sendo explorado por muitos séculos, visto que era muito lucrativo.
Sua importância era tão grande que o nome de nosso país que era "Terra de Santa Cruz" foi substituída por "Brasil".
Por quatro séculos, a belíssima árvore foi explorada de forma desordenada e tal fato provocou sua quase extinção.
Atualmente, existem programas que levantam a quantidade dessa espécie para que haja reflorestamento de áreas degradadas com elas e outras espécies ameaçadas de extinção.
Curiosidades:
-Sua floração ocorre do final do mês de setembro até meados de outubro. Entre os meses de novembro e janeiro ocorre a maturação dos frutos.
-Atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que povoam a Mata Atlântica, que apesar de ser um dos ecossistemas de maior diversidade é também um dos mais ameaçados do planeta.
-Para que a árvore do pau-brasil, tão importante para a nossa história, não se torne desconhecida, o Jardim Botânico de São Paulo implantou, em 1979, um “bosque de pau-brasil”, na intenção de preservá-lo para que mais brasileiros conheçam esta espécie.
Fontes: http://www.infoescola.com/historia/exploracao-do-pau-brasil/
http://www.portalpaisagismo.com.br/artigo/11/Hist%C3%B3ria_do_Pau-Brasil.html